Sono do recém-nascido: seu bebê troca a noite pelo dia?

Veja como medidas simples podem ajudar seu filho a entrar em uma rotina


Seu bebê dorme boa parte do dia e quer ficar acordado durante a madrugada? Saiba que não é só na sua casa que isso acontece. Em uma enquete realizada no site CRESCER, 70% dos pais afirmam que passaram ou estão passando pela mesma situação. Mas você não precisa se desesperar: esse hábito pode ser revertido (e você voltará a ter suas noites de sono!). Antes de tudo, vale lembrar que, nos três primeiros meses de vida, a criança costuma seguir o ciclo de sono da mãe. “Depois disso, o bebê começa a produzir mais melatonina (o hormônio do sono) e cria seu padrão próprio”, explica Letícia Soster, coordenadora do laboratório do sono do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas (SP). Confira, a seguir, as dicas da médica para ajudar seu filho a descansar na hora certa.

Ambiente
Não adianta querer que ele durma se o ambiente não ajuda. A produção de melatonina é influenciada pela diminuição da luz. Por isso, quando a noite cair, acenda abajures pela casa e evite a iluminação excessiva. Na hora de fazê-lo dormir, o quarto deve estar escuro. 

Menos estímulos
Brincadeiras agitadas são para o dia. À noite, prefira atividades mais calmas para não deixá-lo acelerado e espantar o sono!

Colaboração dos familiares
A criança entra no ritmo da família. Se as outras pessoas da casa fazem um barulhão e vão dormir muito tarde, o bebê tende a fazer o mesmo. Converse com seus familiares para diminuir o volume das conversas e da TV durante a noite, por exemplo. Assim, todos ajudam a criança a se acalmar para cair no sono.

Mudança de hábito
Caso o seu filho durma muito durante o dia, pode ser necessário reduzir esse tempo de sono aos poucos. Tente acordá-lo meia hora mais cedo em cada soneca diurna. Para manter a criança acordada, é preciso estimulá-la com brincadeiras e atividades durante o dia.

Sem estresse
Os pais não devem ficar desesperados enquanto a criança dorme à noite. Nada de pegá-la no colo só porque se virou, abriu um pouco os olhos ou fez algum barulhinho. Deixe-a descansar e não a desperte sem motivo. Caso o bebê acorde e não esteja chorando, deixe-o alguns minutos no berço até que ele pegue no sono de novo sozinho.

Sem fome
Se o bebê não acorda para mamar à noite, é porque não está com fome. Não precisa acordá-lo para amamentar. Quando a mãe sempre faz isso, ela está ensinando ao filho que ele deve se alimentar naquele horário – e, aí, criança adquire o hábito!

Ajuda profissional
Lembre-se que é sempre válido consultar o pediatra do seu filho para esclarecer as dúvidas que surgirem sobre os padrões de sono da criança.

Fonte: CRESCER
Publicação Joraci de Lima

Comentários