4 formas para remover a ferrugem da sua panela de ferro
Vinagre é um ótimo remédio para aquelas peças com ferrugens mais resistentes, sendo necessária a imersão da panela em uma solução rica em ácido acético (vinagre). O ideal é deixar a panela “de castigo” durante toda uma noite e, na manhã do dia seguinte, a ferrugem poderá ser facilmente “raspada” como num passe de mágica! A vantagem do vinagre é que o produto não é tóxico e facilmente encontrado em nossas casas. O suco obtido a partir do limão também pode ser utilizado!
Outro método utilizado na remoção da ferrugem é o tratamento com ácido fosfórico ou clorídrico, produtos não muito populares no ambiente familiar, mas bastante eficazes na remoção dessa sujeira pesada. Funcionando com um tipo de “conversor” da ferrugem, o ácido fosfórico transforma o óxido de ferro (ferrugem!) em “fosfato férrico, substância preta de fácil remoção.
O ácido clorídrico é utilizado na indústria do aço para desoxidação de metais. Encontrado na fórmula de materiais de limpeza, essa substância ainda tem uma espécie de sobre-vida junto à panela de ferro, funcionando mesmo após o completo enxágue e secagem da peça. Tanto com o ácido fosfórico, quanto com o ácido clorídrico, é necessário a imersão da peça por por período de, aproximadamente, doze horas.
Por fim, um dos métodos de maior sucesso no combate à ferrugem é a famosa pasta obtida a partir do bicarbonato de sódio. Desta forma, dilua uma quantidade razoável do produto em um pouco de água até que seja obtida uma pasta semelhante a um creme dental. Na sequência, aplique o produto na panela com o auxílio de uma esponja macia ou mesmo uma palha de aço.
Se, após todo esse trabalho, a sua panela ainda insistir em permanecer com um visual desgastado, refaça o processo.
Fonte: A Panela de Ferro
Publicação Joraci de Lima
Comentários
Postar um comentário