Chocolate quente especial

Pulo os clichês sobre tarde chuvosa, domingo e etc. Vou direto ao assunto: Fiz chocolate quente, porque não há nada que se compare a uma xícara de chocolate quente.
Já vi muitas receitas de chocolate quente. Destas que usam leite condensado, maisena e outras coisas industrializadas. Eu uso uma receita muito simples que via minha vó fazendo. Tem poucos ingredientes e é fácil adicionar elementos que impõem personalidade.
Primeiro bato uma gemada. Duas gemas e umas dez colheres de açúcar que adiciono aos poucos até obter um creme liso. 
Quando a gemada está branca e lisa, nada açucarada, adiciono três colheres de chá de essência de baunilha, umas cinco ou seis colheres de sopa bem fartas de chocolate em pó  e uma pitada de sal (o sal “abre” o sabor do chocolate) e bato novamente. Como o creme vai ficar muito duro neste momento, coloco umas três ou quatro colheres de sopa das claras, para achar novamente o ponto cremoso. Quanto menos claras usar, melhor, use só o necessário.
O leite integral vai numa panela (usei pouco menos de um litro) com uma pitada de pimenta calabresa desidratada. Quando o leite estiver quase fervendo acrescento o creme e baixo o fogo. É importante que o creme cozinhe um pouco no leite, pois vai aumentar a espessura e “derreter” completamente.
O resultado é uma bebida encorpada, espessa, espumosa. Alguns goles são suficientes para levar calor para dentro do corpo.
Uma variação é colocar no leite algumas raspas de cascas de laranja.
Fonte: Cozinha a Dois
Publicação Joraci de Lima

Comentários