EXISTE IDADE CERTA PARA INICIAR O USO DE ANTICONCEPCIONAL?

A menina que vai começar a tomar pílula precisa estar bem informada sobre os benefícios desse método, como ele age no corpo e qual é o procedimento correto para tomar. Por isso, o acompanhamento médico é importante desde a escolha do melhor tipo até aos ensinamentos sobre utilizar pela primeira vez. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é saber qual é o dia ideal para iniciar a cartela de anticoncepcional. 

O anticoncepcional deve ser iniciado antes da vida sexual


Para a ginecologista Livia Migowski, o anticoncepcional deve ser iniciado antes de iniciar a vida sexual para garantir a segurança da menina. “Existem vários métodos anticoncepcionais de primeira linha, como DIU de progesterona ou de cobre, implante de progesterona, anel vaginal, adesivo, injetável mensal ou trimestral e as famosas pílulas”, diz a especialista.

A escolha do anticoncepcional


Segundo a médica, a escolha do método anticoncepcional deve ser feito com o acompanhamento da sua ginecologista. Dessa forma, a profissional poderá avaliar seu histórico de saúde, estilo de vida e experiência para saber qual é o contraceptivo ideal para você. A pílula anticoncepcional é o método mais recomendado pelos médicos por ser de fácil uso pela paciente e de baixo custo. No entanto é preciso saber o dia certo para começar, respeitar os horários e o tempo de pausa.

Quando começar a cartela de pílula


A ginecologista ensina que a primeira cartela de pílula deve ser iniciada no primeiro dia da menstruação, ou seja, no primeiro dia do ciclo. O número de pílulas varia de acordo com os componentes da pílula, podendo ser de 21 ou 28 comprimidos. “Não podemos esquecer que o anticoncepcional hormonal não protege para as doenças sexualmente transmissíveis, como HIV e sífilis, portanto, deve ser associado à camisinha, tanto feminina ou masculina”, alerta.

É verdade que é preciso tomar sempre no mesmo horário?


De acordo com a médica, o ideal é não atrasar mais de 12 horas entre os comprimidos. “Hoje em dia, existem aplicativos que lembram diariamente o horário de ingerir os comprimidos, o que tornou mais improvável o esquecimento”, recomenda. Mas, caso você esqueça, a indicação é tomar assim que lembrar. A pílula certo do dia, porém, deve ser ingerida no horário habitual. “Mais de dois comprimidos esquecidos no mesmo ciclo aumenta muito o risco de falha do anticoncepcional, portanto, é sempre bom associar a camisinha ou outro método contraceptivo nos 15 dias subsequentes ao esquecimento”, ensina a especialista.

Fonte: Só Delas
Publicação Joraci de Lima

Comentários