10 Benefícios Surpreendentes do Beijo para a Saúde

Há muito mais no beijo do que o prazer em beijar. Não que você precise realmente de um motivo (ou 10) para beijar, mas você irá se surpreender com os benefícios que o beijo traz para saúde mental e do organismo.
Em consequência ao beijo, o nível de serotonina no cérebro (substância neurotransmissora responsável por sensações de euforia e relaxamento) cresce. Em questão de instantes, é liberada epinefrina no sangue, facilitando a velocidade do bombeamento, o que pode resultar em uma redução no colesterol LDL.

1) O que acontece durante o beijo?

a) Sensibilidade:
Não é nenhuma surpresa que a maioria das pessoas acham o beijo agradável. Isso porque existe uma área maior do cérebro dedicada a sensações dos lábios do que de todo o tronco. Além dos lábios terem sensibilidade ao toque 200 vezes mais que a ponta dos dedos, 5 dos nossos 12 nervos cranianos são ativados durante um beijo.

b) Fertilidade:
O beijo também ajuda a avaliar o potencial de fertilidade do parceiro. Quando o homem beija, ele libera hormônios como testosterona, o qual a membrana da boca da parceira, tem a capacidade de absorver. Pesquisas indicam que, através deste processo, o organismo reconhece se o parceiro é ou não fértil.
Para completar, “beijar é um enorme estimulante para certos sistemas cerebrais. Uma enorme quantidade de informação biológica parecem ser enviadas para o cérebro durante um beijo. Isto pode ser porque um beijo pode, imediatamente, definir um novo tipo de relação entre duas pessoas” diz a Doutora Helen Fisher, professora de antropologia da Universidade de Rutgers em os EUA e autora de Anatomy of Love (Random House).

2) Por que beijamos?

Há diversas pesquisas para definir se o beijo é um comportamento aprendido ou instintivo. Uma pessoa passa, normalmente, 20 mil horas de sua vida beijando. Segundo pesquisas, indica que há motivos biológicos para isso, além de pesquisadores terem encontrados provas desse comportamento acontecer desde de 2.500 anos antes de Cristo.

a) Comportamento aprendido:
Embora exista diversas reações no corpo, algumas pesquisas indicam que o beijo é um comportamento aprendido. Um grande fato que apoia esta ideia, é que nem todos os humanos se beijam. 10% da população humana, segundo os antropólogos, não se beija.

b) Comportamento instintivo:
Diversas pesquisas apontam para comportamento instintivo. Para apoiar este fato, citam os animais como prova. Além de existir uma grade quantidade de animais que esfrega os narizes em um gesto de carinho (similar à um beijo), outros se beijam exatamente como os seres humanos fazem.
Instintivo ou não, é inegável que o beijo não é apenas bom, mas é incrivelmente benéfico para a sua saúde. Beijar ajuda a emagrecer, a melhorar a autoestima, a fortalecer o sistema imunológico entre outros benefícios. Veja a seguir:

3) 10 Benefícios do Beijo para a Saúde:

1 – Fortalece a imunidade

Os beijos, quando realizados com frequência, ajudam a prevenir doenças. O fortalecimento do sistema imunológico ocorre porque a ação de beijar movimenta as secreções hormonais e, desta forma, contribui para o aumento das defesas naturais. O ato de misturar a nossa saliva com a de outra pessoa, inicia um mesmo processo similar à uma vacina.

2 – É considerado um antidepressivo

O beijo contribui para a liberação de oxitocina, hormônio responsável por nos sentirmos animados, e é considerado um antidepressivo natural. Desta maneira, beijar é uma ótima alternativa para combater os sintomas de estresse, tristeza, angústia, depressão ansiedade, dentre outros. Além disso, casais que se beijam com frequência são considerados mais felizes.

3 – Alivia as dores

O ato de beijar também contribui para liberação de endorfina, hormônio que auxilia na diminuição da dor. O alívio das dores também ocorre porque há a dilatação dos vasos sanguíneos. Especialistas, inclusive, indicam o beijo como alternativa aos sintomas das dores ocasionados por problemas inflamatórios.

4 – Diminui o risco de doenças cardiovasculares

Assim como no item 3, beijar ajuda a diminuir o estresse. E o que isso tem a ver com o risco de doenças cardiovasculares? O estresse é o responsável por causar diversas doenças, dentre elas o colesterol alto e problemas cardíacos. Além disso, beijar frequentemente ajuda a regular a pressão sanguínea.

5 – Aumenta a libido

O beijo ajuda a preparar o clima entre um casal e também aumenta a libido. O ato de ficar namorando, trocando carícias e beijos apaixonados podem ser um excelente afrodisíaco, o pode resolver problemas de saúde relacionados à falta de libido. Invista nos beijos!

6 – Exercita os músculos

Ao beijarmos nós exercitamos até 30 músculos faciais e isso faz com que a nossa circulação sanguínea esteja ativada. A partir disto é possível manter uma pele saudável, sempre firme e com aspecto jovem.

7 – Diminui o risco de problemas dentários

De acordo com estudiosos da área, o beijo carrega consigo uma média de 40.000 bactérias inofensivas, que são recebidas pelas defesas naturais de nossa saliva. Ao beijar, nós estimulamos a secreção natural da saliva, e isso contribui para a regeneração e eliminação de partículas e patógenos da boca.

8 – Ajuda a emagrecer

Os beijos ajudam a eliminar calorias, devido ao movimento dos músculos que ocorrem no ato e também pelas emoções que acontecem durante. Por exemplo, um beijo pode acelerar o batimento cardíaco de 70 a 140 pulsações por minutos. Assim, ocorre um aumento do metabolismo e, consequentemente, a queima de calorias.

9 – Melhora a autoestima

Não é só no físico que o beijo contribui. O ato de beijar faz com que a gente se sinta mais querido, importante e desejada. Assim, os beijos contribuem para a sensação de satisfação, amor e de compartilhar.

10 – Alivia os sintomas de alergia

Os beijos contribuem para a produção de histamina. Este hormônio é responsável por aliviar e prevenir o aparecimento de sintomas que ocasionam alergias, por exemplo, os espirros, a congestão ocular e a secreção nasal.

Fonte: Bio som
Publicação Joraci de Lima

Comentários