Com atividades simples do dia a dia é possível driblar o incômodo que afeta as articulações
Atividades simples do dia a dia, como estender uma roupa no varal ou abrir uma lata de azeitona tornam-se complicadas para quem sofre de artrite. A doença é mais comum em mulheres entre 35 e 50 anos de idade, embora os idosos representem 40% da população.
Quem tem artrite sofre de inflamação nas articulações, área de encontro entre dois ossos, e está relacionada a uma disfunção no sistema imunológico que pode atacar o corpo todo.
A patologia quebra a cartilagem, justamente a que protege nossa articulação e permite que nos movimentemos de maneira mais suave. Com essa ausência normal de cartilagem, os ossos se friccionam causando dor, inchaço (inflamação) e rigidez.
As causas são desconhecidas, mas sabe-se que a origem genética é a principal via de acesso a dor. E quanto mais cedo diagnosticá-la melhor será o tratamento.
Dores aumentam no inverno
No inverno, as dores se intensificam especialmente no período da manhã, quando os músculos e articulações estão mais enrijecidos. Nessa época, a pessoa sente dor para levantar da cama e dar os primeiros passos, colocar as mãos em água fria e torna-se propício para ficar inerte debaixo da coberta esperando a "dor passar".
Se você sofre de artrite ou conhece alguém com o problema, leia abaixo dicas simples para driblá-la e manter uma vida saudável no tempo frio.
• Ainda na cama, logo cedo, estique os braços e pernas suavemente, um por um. Faça o mesmo no banho. O calor úmido é melhor do que o calor seco para a dor.
• Seque-se com uma toalha quente e tenha todas as suas roupas ao lado de um aquecedor, incluindo seus sapatos, de modo que tudo o que você colocar é quente.
• Pratique atividades físicas. A dança, por exemplo, solta todos os músculos e articulações e melhora da dor e rigidez. Mas lembre-se sempre de aquecer antes;
• A técnica do Tai chi chuan é excelente para todos que têm artrite, uma vez que reduz a rigidez e dor, aumenta a mobilidade e auxilia no equilíbrio. Já a yoga suave alonga e fortalece os músculos;
Fonte: Mais Equilíbrio
Publicação Joraci de Lima
Comentários
Postar um comentário