PILATES x TPM

O método Pilates consiste em uma filosofia de treinamento resistido que através dos seus princípios, exercícios e aparelhos, bem como o acompanhamento de um instrutor qualificado, condicionam e reabilitam, trabalhando o corpo como um todo, corrigindo a postura, desenvolve a estabilidade corporal necessária para uma vida mais saudável.
Criado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates (1880-1967) o método ganhou popularidade e confiança, a partir do momento que Joseph passou a utiliza-lo para treinar pessoas confinadas durante a Primeira Guerra Mundial. Diante dos resultados positivos que seus exercícios causavam sobre os praticantes, Joseph foi levado a treinar as pessoas feridas durante a guerra como forma de reabilita-los.
Dentre os inúmeros benefícios proporcionados aos praticantes do método, destacam –se o fortalecimento muscular, alongamento de músculos encurtando, aumento da mobilidade das articulações, melhoria da postura global do indivíduo, redução do stress, fortalecimento dos músculos abdominais, estabilização da pélvis e ombros, mobilidade da coluna vertebral, entre tantos outros.
Como se não bastasse todos estes benefícios, o Pilates pode amenizar aqueles sintomas desagradáveis e recorrentes entre as mulheres no período que antecedem a menstruação, a famosa TPM (Tensão pré-menstrual).
A atividade física é essencial para aliviar os efeitos físicos e emocionais que assombram as mulheres (e seus companheiros rsrsrs) neste período, como a irritabilidade, o cansaço, a insônia e o inchaço. Isso ocorre como consequência do aumento do metabolismo e melhora da circulação sanguínea através da respiração profunda, princípio fundamental durante a execução dos exercícios no Pilates.
Esse processo libera também hormônios como a endorfina, responsável pela sensação de prazer e bem-estar, ela é uma espécie de analgésico natural que atua na diminuição da ansiedade e na melhora do humor, além de diminuir os desconfortos causados pelas cólicas.
O aumento do fluxo sanguíneo também diminui consideravelmente o inchaço deste período.
Desta forma, não restam dúvidas, o método é sim, uma excelente opção para aquelas mulheres que buscam melhorar seu dia-a-dia, seu humor, sua saúde e qualidade de vida e consequentemente sua aparência, além de elevar sua autoestima e torna-las cada vez mais conscientes de que somos sim a Cereja do Bolo.

Fonte:Ju Hernandes – Educadora Física e Instrutora de Pilates/Cereja do Bolo
Publicação Joraci de Lima

Comentários